Durante este 3 º semestre de pedagogia, percebemos a falta que faz a tutora local, já que ficamos totalmente EaD. Contando apenas com a presença dos tutores virtuais e das atividaes postadas no AVA. Percebemos também, a importânica do trabalho em equipe. Em relação ao conhecimento, descobrimos muito sobre a importância e a real função da Escola, em especial do educador, para a democratização verdadeira do conhecimento na sociedade atual.
Através da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica III - PPP III, percebemos a necessidade de pesquisar, sabendo que a ciência é algo para se questionar e refletir não para termos como verdade absoluta. Percebemos também que, apenas o conhecimento científico não produz aprendizagem significativa, temos que respeita os diferentes conhecimento encontrados em sala de aula para que seja enfim realizado um ensino de qualidade.
Na disciplina Currículo entendemos a necessidade de trabalharmos baseadas na interdisciplinaridade, unindo todos os temas em um só, para que o conhecimento não seja fragmentado.
A disciplina Didática atentou-nos para a nova visão que a escola necessita ter do aluno, compreendendo-o como ser pleno em sua totalidade, valorizando seus conhecimentos prévios, sua história de vida e suas especificidades propondo momentos que sejam propicios para o desenvolvimento das habilidades possíveis, percebemos também a necessidade de discutir o papel do planejamento na prática pedagógica, seus limites e potencialidades.
Com a disciplina Educação e Tecnologia atentamos para o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) frente ao novo paradigma da educação contemporânea e percebemos a necessidade de desenvolver conhecimentos e habilidades para a utilização de metodologias, ferramentas interativas e recursos didáticos disponíveis na web na prática docente.
A disciplina Educação e Sexualidade nos fez ampliar a compreensão da sexualidade como dimensão e expressão da personalidade e a importância da educação sexual neste contexto.
Já a disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem nos fez refletir sobre a necessidade de analizar a infância na perspectiva sociocultural do desenvolvimentoa. Levando em concideração os fenômenos do desenvolvimento e da aprendizagem de crianças e adolescentes a partir das contribuições de teorias psicológicas.
Conhecemos mais sobre a disciplina Filosofia, ampliando as perspectivas pessoais a partir do relacionamento com as múltiplas formas de pensamento.
Enfim, concluimos que o maior aprendizado é entender que para sermos boas profissionais na aréa educacional é obrigatório sermos questionadoras, pesquisadoras, críticas, reflexivas... Senão todos esses aprendizados não sairão do papel, a teória de nada adiantará se não formos praticantes. O conhecimento não é instável, ele está a todo momento se modificando na nossa interferência com o mundo.
Opa!!! o semestre ainda não acabou,
por isso, pegue caneta e papel e se agende.
Entre os dias 25 de outubro e 18 de novembro, estarão abertas inscrições gratuitas para o I Fórum Internacional de Educação, Diversidade e Identidades – Gênero, Raça e Educação nos Países da Diáspora depois de Durban, através do site www.fiedi.com.br.
O evento, dirigido a professores da rede pública municipal e pessoas ligadas a entidades que atuam nas áreas relacionadas ao tema, acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no Hotel Pestana (Rio Vermelho).
Os organizadores pretendem reunir cerca de 500 pessoas do Brasil, da Nigéria e dos Estados Unidos em torno de mini-cursos, workshops, mesas de discussões, exposição, lançamento de livros e show de encerramento, onde o tema central será a intersecção de gênero-raça e educação.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Secult), através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescentes (Fiema) e Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP), o evento foi idealizado pela Tsedakah – Tecnologia e Humanidades.
Com o Fórum, a Secult pretende multiplicar as discussões e os resultados dentro da rede municipal de educação. Para tanto, todas as propostas retiradas resultarão em recomendações, que nortearão as políticas públicas na capital baiana. “Nosso objetivo é promover a superação das discriminações, sejam elas da ordem do racismo, sexismo ou homofobia”, frisou o secretário Carlos Soares.
O evento, dirigido a professores da rede pública municipal e pessoas ligadas a entidades que atuam nas áreas relacionadas ao tema, acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no Hotel Pestana (Rio Vermelho).
Os organizadores pretendem reunir cerca de 500 pessoas do Brasil, da Nigéria e dos Estados Unidos em torno de mini-cursos, workshops, mesas de discussões, exposição, lançamento de livros e show de encerramento, onde o tema central será a intersecção de gênero-raça e educação.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Secult), através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescentes (Fiema) e Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP), o evento foi idealizado pela Tsedakah – Tecnologia e Humanidades.
Com o Fórum, a Secult pretende multiplicar as discussões e os resultados dentro da rede municipal de educação. Para tanto, todas as propostas retiradas resultarão em recomendações, que nortearão as políticas públicas na capital baiana. “Nosso objetivo é promover a superação das discriminações, sejam elas da ordem do racismo, sexismo ou homofobia”, frisou o secretário Carlos Soares.
Bela iniciativa! è por ai, temos que divulgar estas informações.
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