SANTOS, Gerson T. O papel do texto de divulgação cientifica na formação do aluno adolescente. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais14/Sem14/C14028.doc
O autor através de avaliação feita pela UNESCO, vem informar aos seus leitores que o Brasil obteve uma das piores classificações onde se avaliaram alunos de 15 anos em três áreas tidas essências de acordo o ensino formal para sociedade. Mas, seu intuito nos apresentando estes dados é nos alertar para relevância acerca da leitura e sua informação escrita.
Várias causas são apontadas (pobreza, família, políticas educacionais) no sentido de responder a má situação do Brasil sobre este tema. No entanto, descobriu-se que apesar de todo problema exposto, existem pessoas que lêem por prazer e estas independente de qualquer situação são ótimos (as) leitores. Assim, o autor nos oferece questões no que tange a importância do gênero textual divulgação cientifica, no sentido de dar aos alunos instrumentos necessários para lidar com os desafios encontrados no mundo contemporâneo, que pede incessantemente uma pessoa capaz de ter acesso a uma gama de informações, ler-las, analisá-las e inter-relaciona-las, ampliando o universo de cognição já existente. Para isso faz-se necessário um profissional que conheça, saiba o utilizar da maneira correta e o mais importante que saiba dar o devido valor ao texto cientifico. Não dar valor somente ao objeto central, pois assim só estimulará a memorização e não a compreensão do texto.
Os textos de divulgação trabalham em um nível intermediário de conhecimento, fazendo com que a leitura clara e objetiva se torne acessível para os leitores discentes estimulando a interação e a curiosidade. Porém, é necessário que haja um mediador que saiba mostrar o que há por detrás do texto, já que num texto há aquele que produz, se produz, o faz para alguém, e há interesses ocultos neles, sejam comercias ou ideológicos. O papel deste mediador é fazer com que o leitor analisando criticamente estes textos e entendendo-os faça um melhor aprendizado e aproveitamento dos conhecimentos obtidos. Por isso a necessidade de informar alguns aspectos pedagógicos do discurso DC, que são utilizados também pelo discurso científico, no intuito de deixar visíveis conceitos, propósitos e metodologias. O autor cita alguns que julga mais importante. A definição (essencial na enunciação de características próprias de um objeto ou idéia, podendo ser referencial ou semântica e formada por termo, cópula, gênero e diferenças); Nomeação (nomeia um objeto cujas características já foram anunciadas); Exemplificação, comparação, metáfora e parafrasagem (Traz um fato, uma idéia, um conceito para o cotidiano do leitor). Utiliza-se também de objetividade (discurso da autoridade, apagamento dos sujeitos) e da construção de interpretantes que dão idéia de certeza. Estes recursos são utilizados para que a linguagem esteja totalmente acessível ao leitor (seu universo).
Conclui o autor que o gênero DC é de fundamental importância para formação do discente, devendo ser usada por docentes de áreas diferenciadas, desde que sejam trabalhados com os alunos os recursos acima mencionados, para que o mesmo esteja devidamente instrumentalizado no sentido de utilizar de forma correta e consciente no seu cotidiano. Permitindo assim uma facilidade maior para um aprendizado que o possibilite relacionar, organizar, construir e articular raciocínios e conhecimentos, além de incluí-lo em outros “universos’ sociais (ciberespaço).
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