EPISTEMOLOGIA e CONHECIMENTO CIENTÍFICO: Refletindo sobre a construção histórica da ciência através de uma docência investigativa.
GALERA, Joscely Maria Bassetto
“Faz parte da nossa cultura aprovar tudo o que é dito pela ciência. Foram os cientistas que disseram, então está aprovado, é certo, é verdadeiro. É com essa cultura passiva da certeza sobre o produto da ciência, que uma disciplina que pretende ensinar seus métodos como metodologia científica deve se preocupar.”(pag. 01)
Um professor de metodologia científica deve fazer o individuo refletir sobre os produtos da ciência. As pessoas precisam aprender a questionar, e é dessa forma que a ciência evolui, a maioria delas não tem interesse em discutir o que é certo ou errado, apenas esperam que a ciência descubra e justifique o que foi descoberto. Apenas isso basta, como se a ciência fosse absoluta, sem perceber que ela está a todo o momento se evoluindo.
“Como diz (SANTOS: 2000), nunca como em nossos dias, houve tantos cientistas filósofos. É preciso questionar o que se faz em ciência, o que se diz sobre ela, como e para quê ensinamos suas regras. A palavra ciência vem do latim (scire) e significa conhecimento, sabedoria. Donde deriva também a palavra consciência, conhecer alguma coisa é ter consciência de sua existência.” (p. 02)
É necessário que as pessoas sejam reflexivas, busquem informações, sejam transformadoras. A ciência necessita de questionamentos. Por isso as pessoas são tão importantes nestes processos de desenvolvimento. É a capacidade de questionamento quem acende a necessidade de conhecimento.
Através das inquietudes dos cientistas que o mundo se transforma.
Através das inquietudes dos cientistas que o mundo se transforma.
“Não podemos aplicar o método, nem ensinar as regras sem antes estimular uma crítica que seja dentro de estruturantes filosóficas e éticas, que venha ou surja do encontro de uma compreensão mais ampla do que é metodologia científica, pois não pretendemos ensinar que a ciência supere o homem, mas sim que o complete! Sendo assim, a construção histórica da ciência através de um olhar investigativo, proporcionará um novo equilíbrio entre adaptação e a criatividade.” (p. 08)
Os educadores devem estar preocupados com o exercício da profissão, observando as regras e transmitindo-as da melhor maneira possível. Estimulando o individuo na busca pelas descobertas. As pessoas estão acostumadas a decorar informações necessárias, porém, não questionam e não reivindicam, como se a verdade fosse única e absoluta.
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